Unidade de Referência

Emergência 24h

(41) 3019-3006

Emergência 24h: (41) 3019-3006

4 séries que te mostram como lidar com o Luto.

Se existisse uma fórmula para lidar com o luto, com certeza você já teria visto aqui com a gente! 

Apesar de psicólogos, psiquiatras e terapeutas mapearem o assunto com uma eficiência incrível, é impossível mensurar o sentimento que cada um tem frente ao luto. 

Cada pessoa passa pela experiência de uma maneira distinta e busca o que julga ser melhor para processar a perda.

Por isso é importante descobrir uma forma de encontrar o próprio caminho. Pensando nisso, separamos 4 dicas de séries que de alguma maneira exploram o luto e que vão te ajudar a enxergar as diferentes formas de entender os sentimentos desse momento.

Confira a lista:

The Good Place

Existe vida após a morte? 
O que acontece quando alguém morre?
É possível encontrar alguém que partiu antes de você?
Como é o Paraíso?

Essas dúvidas comuns fazem parte da série “The Good Place”.

A série tem como foco principal a personagem Eleanor Shellstrop, e a história começa quando ela descobre que morreu e está no “Bom Lugar”, ou justamente, The Good Place.

O ambiente se parece bastante com o ideal de paraíso, onde todos são completamente felizes, possuem uma casa para morar e os vizinhos são bastante amigáveis.

Entretanto, Eleanor confessa estar confusa sobre estar no Bom Lugar, pois foi sempre uma pessoa muito egoísta e um tanto quanto “má” com os outros durante a sua vida.

Ela faz amizade com outros moradores do lugar e começa a se questionar se não está ali por engano, o que a faz querer ser uma boa pessoa.

Com um tom de comédia, filosofia, religião e um pouco de drama, The Good Place nos faz refletir sobre a vida após a morte e sobre o luto, mas, principalmente, sobre as nossas atitudes ainda em vida.

————–

Virgin River


Virgin River é a adaptação televisiva dos livros de mesmo nome escritos por Robyn Carr.

A história é sobre se encontrar e redescobrir o amor após grandes perdas.

A enfermeira Mel larga sua carreira e família em Los Angeles após uma série de abortos e da morte do seu marido.

Então ela se muda para Virgen River, um vilarejo com cerca de 600 habitantes no norte do estado, pensando que será o lugar perfeito para começar do zero e deixar suas memórias dolorosas para trás. 

Mas ela logo descobre que viver em uma pequena cidade não é tão simples quanto ela esperava. Ela deve aprender a se curar antes que possa realmente fazer do novo lugar o seu lar. 

O luto é vivido e aos poucos ela é capaz de seguir a vida, de uma maneira nova e inusitada.

————–

This is Us

Uma das séries mais bem-sucedidas dos últimos anos, “This is Us” mostra o presente e o passado da família Pearson.

A perda de um dos personagens mais queridos é vivida e ressentida desde o primeiro episódio e, com o desenrolar da história, o telespectador se transforma em integrante da família e sofre junto.

É possível identificar como diferentes pessoas lidam com a mesma perda e encontram/escolhem a melhor forma de continuar sua trajetória.

————–

O Método Kominsky


Infelizmente, para muitas pessoas a chegada da 3ª idade é sinônimo de perdas, principalmente de pessoas queridas.

Um processo natural da vida.

E quanto mais próximas, mas difícil se torna esse processo e a aceitação. 

“O Método Kominsky” conta as histórias de Sandy e Norman, melhores amigos que precisam lidar com a morte e os desafios da maturidade.

O que faz a trama se destacar é a leveza e até o tom cômico com que o tema é tratado. No meio das confusões dos personagens, você é levado a refletir sobre as coisas que mais valem a pena na vida e aproveitar os momentos.


Quais dessas você já assistiu ou tem acompanhado? 
——————————————

Leia também