Unidade de Referência

Emergência 24h

(41) 3019-3006

Emergência 24h: (41) 3019-3006

cremação

Como envolver a família na decisão pela cremação?

A presença e a participação da família são aspectos essenciais para pessoas que optam pela cremação. Mesmo que você tenha escolhido esse método e esteja tomando as providências necessárias, é importante buscar maneiras de envolver seus familiares nesse processo.

É comum lidar com tabus e desconhecimento sobre o processo de cremação. Certamente, em algum momento, quando tocar no assunto, irá ouvir que “é cedo para tratar disso” ou que “na nossa família as pessoas são sepultadas”. Por isso, é tão primordial trazê-las para o seu lado e fazer com que entendam mais sobre a cremação.

Dicas para envolver a família no processo de cremação

1 – Compartilhe informações sobre o tema

Você pode ser específico ou direto ao ponto em temas que geram mais dúvidas, especialmente com as pessoas que têm maior vínculo em tradições com o sepultamento. Pode ser difícil de entender que não haverá uma sepultura para ser visitada. A resposta para isso é lembrar que existe a possibilidade de guardar as cinzas.

Um exemplo de lugar seguro é a Sala de Memórias da Vaticano. As cinzas podem ficar em um ambiente adequado, junto com objetos importantes para você e sua família. Além disso, o espaço pode ser visitado sempre que seus parentes desejarem.

Também é importante reunir informações sobre como é o velório, quais são as homenagens e, principalmente, o que pode ser feito com as cinzas. Explicar aos familiares o que gostaria que fosse feito com as suas cinzas ajuda a sanar dúvidas. Isso tudo dará uma visão correta sobre a cremação.

2 – Mostre as vantagens financeiras

Outro argumento importante são as questões práticas e financeiras da cremação. Você pode explicar para a sua família, por exemplo, que a cremação costuma ter custos mais acessíveis, pois não há a necessidade de adquirir um jazigo no cemitério, nem de arcar com taxas de manutenção.

Além disso, a contratação de um plano preventivo, como o da Vaticano, pode trazer mais tranquilidade para a família. Quando chegar o momento da despedida, não haverá necessidade de correr atrás de dinheiro, usar reservas, recursos que seriam destinados para outras coisas ou ainda pedir empréstimos bancários. Isso porque o plano preventivo evita o estresse para que o momento seja mais ameno para todos os envolvidos.

3 – Leve a família para conhecer um crematório

Uma visita ajudará a confirmar tudo aquilo que influenciou você a tomar sua decisão. Ver de perto a estrutura poderá desfazer a ideia equivocada a respeito de todo o processo de cremação.

Além disso, ao levar a família para conhecer um crematório, vocês terão a oportunidade de conversar com os profissionais que trabalham no local. Eles podem oferecer informações valiosas sobre o processo de cremação, esclarecer dúvidas e diminuir os receios e os mitos que possam existir. A interação direta com os especialistas proporcionará um entendimento mais completo e tranquilo sobre como funciona o momento da despedida.

Leia também: Cremação no Brasil vem sendo cada vez mais adotada pelas famílias

Despedida digna: conheça a cremação da Vaticano

A Vaticano oferece opções flexíveis de cremação para atender às preferências individuais de cada pessoa. Compreendemos a importância de respeitar as diferentes crenças, culturas e desejos pessoais quando se trata do último adeus a um ente querido.

Nossa equipe de especialistas garante que cada serviço seja conduzido com cuidado e respeito, proporcionando conforto e apoio aos familiares durante esse momento delicado. Com uma abordagem empática, procuramos tornar a experiência de despedida o mais reconfortante possível, honrando a memória daqueles que partiram com dignidade e reverência.

Converse com nossos consultores e conheça mais sobre os planos de cremação oferecidos pela Vaticano.

Leia também