Unidade de Referência

Emergência 24h

(41) 3019-3006

Emergência 24h: (41) 3019-3006

Viagem por morte: companhias aéreas oferecem tarifa de emergência em caso de falecimento de um ente querido

Receber a notícia do falecimento de um ente querido que está longe é um momento emocionalmente desgastante. Um processo que pode ser ainda mais difícil quando a situação financeira não corresponde aos gastos necessários de uma viagem para se despedir de quem partiu.

No Brasil, algumas companhias aéreas disponibilizam uma tarifa de emergência, com descontos para quem precisa realizar uma viagem em caso de falecimento de familiar. O serviço pode ser solicitado também por pessoas que estão em viagem no momento da morte de um parente e precisam antecipar sua volta.

Hoje, não existe uma legislação específica sobre o assunto em vigor no país. Mas, recentemente, foi desenvolvido o Projeto de Lei 4346/23 que proíbe a cobrança pelo cancelamento ou remarcação de passagens em caso de falecimento de parentes de até 3° grau. A proposta ainda será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Como solicitar a tarifa de emergência?

Entre as companhias aéreas que operam no Brasil, somente a Gol e a Latam oferecem descontos nas tarifas de voos no caso de falecimento de um ente querido.

  • Gol

Quando ocorre o falecimento de um familiar próximo, como cônjuge, pai, mãe ou filho, é importante entrar em contato com o serviço Fale com a Gol. É necessário ter em mãos a Certidão de Óbito original e documentos legais que comprovem a relação familiar.

Caso o passageiro já tenha adquirido a passagem de volta, situação comum quando se está viajando, é possível solicitar o reembolso do desconto dentro de até sete dias após o óbito. Se a solicitação for aprovada, um desconto de 80% será aplicado sobre o valor original da tarifa, excluindo taxas aeroportuárias, serviços adicionais e regras tarifárias. Este benefício é válido para voos operados pela Gol dentro do território nacional.

  • Latam

A Latam também oferece desconto em casos de hospitalização de um parente próximo com risco de morte ou o falecimento de um ente querido. O valor é de 30%, sendo calculado como um percentual sobre a tarifa disponível no momento da emissão e é aplicável exclusivamente à cabine Economy.

Para usufruir desse serviço, o passageiro deve entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços da Latam. Assim como no caso da Gol, é possível solicitar o reembolso caso a passagem já tenha sido comprada. Vale ressaltar que a viagem deve ocorrer em um prazo máximo de sete dias após o evento ocorrido.

Por que é importante participar da despedida?

A despedida é um momento de concretização da perda, permitindo que os entes queridos reconheçam e processem emocionalmente a realidade da morte. Ao participar de rituais como velórios, enterros ou cremações, as pessoas têm a oportunidade de compartilhar suas emoções, expressar afeto e oferecer apoio mútuo.

Não fazer parte desse processo pode ocasionar uma dificuldade ainda maior de lidar com a perda. Gerando, assim, sentimentos de isolamento, negação e até mesmo arrependimento por não ter prestado a última homenagem.

Dessa forma, é essencial buscar apoio e compreensão durante esses momentos difíceis, honrando a memória daqueles que amamos e encontrando conforto e apoio mútuo.

Leia também:

Crédito da imagem: Imagem de jcomp no Freepik

Leia também

Jesse Koz e Shurastey

Nesta segunda-feira (6/6), será realizado o velório de Jesse Koz, que  ficou conhecido por viajar na companhia de seu cachorro, Shurastey, em um Fusca 1978.

Ler Mais »