Se você deseja levar seu animalzinho de estimação para a viagem de férias, não basta só colocar o pet dentro do carro e seguir a estrada. Existem alguns cuidados que precisam ser colocados em prática, se o seu melhor amigo fará parte do seu passeio.
Levar seu cachorro ou gato em transportes irregulares, por exemplo, podem acarretar multas e até apreensão do veículo, além de perder pontos na carteira de habilitação. Por isso, é recomendável antes de viajar, avaliar e pesquisar transportes adequados para seu pet viajar em segurança, e deixá-los confortáveis.
Para os animais de pequeno e médio porte é possível encontrar no mercado pet várias opções de caixas de transporte. Já para os animais de grande porte é aconselhável que viajem de coleiras que se adaptem nos cintos de segurança.
Agora iremos dar algumas dicas para evitar transtornos para você e para o seu pet durante a viagem:
1) Não alimente seu dog cerca de quatro horas antes da viagem. Água pode dar uma hora antes. Se for gato, o jejum tem que ser de duas horas antes do percurso.
2) De hora em hora, pare o automóvel e desça com o cão para que possam fazer suas necessidades. Um pouco de água é necessário para hidratação.
3) Levar acessórios do bicho de estimação também é aconselhável para que ele se sinta em casa. Pode ser um cobertor, ou forro de onde ele dorme.
4) É obrigatório levar a carteira de vacinação e um atestado de trânsito emitido por médico veterinário particular (chamada guia de trânsito).
5) Nunca dê comida durante a viagem, pois causa enjoo e altera o sistema digestivo.
7) Manter a temperatura do carro próxima a temperatura externa. Nada de ar-condicionado na temperatura mínima.
8) Não levar o animal solto nem com a cabeça para fora da janela. A regra serve para qualquer raça ou tipo. Uma distração que o motorista tenha com o movimento do bicho pode ser fatal.
9) Existem no mercado de pet shop calmantes naturais. Informe-se sobre o melhor com o seu veterinário, se isso for necessário.
10) Outro produto que pode facilitar a sua vida são as fraldas veterinárias, que podem evitar um desastre na viagem.