Hoje, as pessoas podem acompanhar velórios de qualquer lugar do mundo, participar de chamadas de vídeos, lives, entre outros recursos. Uma nova forma de enfrentar o luto é viabilizada pela tecnologia que está cada vez mais avançada e pode trazer novos significados, permitindo ao enlutado manter uma outra forma de vínculo com a pessoa que morreu.
Sala de cerimônias: tecnologia avançada e experiências incríveis aos enlutados
Para ativar memórias afetivas por meio da tecnologia avançada, a Vaticano oferece uma sala de cerimônias com técnica de projeção mapeada: um sistema audiovisual que consiste em projetar imagens em superfícies tridimensionais. O procedimento costuma ser utilizado em eventos corporativos, shows e exposições artísticas. De maneira prática, transmite experiências audiovisuais e sensoriais por meio de mensagens, movimentos e cenários criativos, transformando a ilusão de ótica quase que em ambientes reais.
O vídeo mapping, como também é chamado, faz parte das homenagens de despedidas da nova sala da Capela de Curitiba, inaugurada no dia 30 de outubro. Foi realizada a primeira cerimônia com efeitos tecnológicos de apresentação à comunidade, que conta com imagens visuais impactantes. Isso reforça as mensagens de acolhimento, podendo ser adaptada a qualquer formato ou espaço, tornando o momento da homenagem ainda mais especial e oferecendo experiências inesquecíveis e memoráveis.
De acordo Mylena Cooper, diretora da Vaticano, afirma que a técnica, frequentemente usada no segmento do entretenimento, é uma ação muito desafiadora para o segmento funerário. “Esse projeto foi estudado e muito bem pensado com carinho e respeito. Nossa proposta tem como objetivo oferecer a sensação de conforto e amparo às famílias enlutadas”.
Recursos para estimular os 5 sentidos
Trabalhando há mais de 90 anos no setor funerário, a Vaticano é pioneira em serviço de cremação no estado do Paraná e Santa Catarina. Vários serviços de acolhimento são disponibilizados ao enlutado: alguns trazidos de fora do país que foram estudados por especialistas e são aplicados de forma estratégica para sincronizar os canais dos 5 sentidos.
De maneira prática, tem o objetivo de acalmar a mente das pessoas, harmonizar os ruídos dos pensamentos fragilizados e diminuir o estresse. Para isso, são usados alguns recursos:
- Luzes de leds nas salas de velórios na cor azul;
- Comidas caseiras e confortáveis para transmitir acolhimento;
- Óleos essenciais específicos para o luto;
- Sofás que abraçam;
- Ursos terapeutas de pelúcia;
- Som ambiente nos blocos dos cemitérios;
- Cães terapeutas, entre outros.
As cerimônias de despedidas contemplam dois momentos: confortar as famílias e homenagear quem vai deixar saudades. O fechamento das cortinas, após a chuva de pétalas, é um ritual que simboliza o final do espetáculo de uma vida, de uma história.
A revoada de pombos brancos também garante uma experiência única. Isso porque, ao ver os pássaros no céu, o enlutado tem a sensação de relaxamento. A mesma técnica é usada com a soltura de balões. Outro fator que ajuda os enlutados nesse momento de sofrimento é a equipe da Vaticano. O time de colaboradores é treinado e composto por teólogos, psicólogos e enfermeiros.
Dessa maneira, a Vaticano é referência internacional na arte de prestar homenagens a quem deixou saudades. A sala de homenagens, os mestres de cerimônias, o sistema audiovisual, a chuva de pétalas, a revoada de pombas brancas, a soltura de balões, entre outros recursos, são vistos como essenciais para oferecer uma boa experiência aos enlutados.