Há uma série de benefícios que os pets proporcionam para a vida das crianças. Aliás, você, adulto, já sentiu aquela sensação de encantamento e felicidade ao observar uma criança brincando com um doguinho? Podemos dizer que a família multiespécie toda ganha com tendo um filho ou filha de quatro patas!
Estudos comprovam que a criança em contato com o bichinho pode contribuir e muito para o desenvolvimento delas. Imagem/ internet
Pois a convivência com os pets se traduz em vários benefícios na vida dos pequenos, tais como:
- Aumento de autoestima e diminuição da ansiedade infantil, graças a produção de endorfina, o hormônio do bem-estar, gerado devido ao contato com o pet.
- Contribui para desenvolver senso de responsabilidade, quando desde cedo ensinamos as crianças a cuidar das necessidades básicas dos animais, como hora da comida, de trocar a água, etc.
- Combate ao sedentarismo, porque vai ser difícil ver a dupla filho humano e filho de quatro patas parados.
- Fazem companhia.
- Imunidade fortalecida, por conta do contato e brincadeiras entre eles.
- Estimula a interação social, pois os pets contribuem para desenvolver a solidariedade, além de preparar as crianças para conviver com outras pessoas
Estimular a convivência entre crianças e pets é um investimento na saúde física e mental dos pequenos e promoção no desenvolvimento de um ser humano íntegro e saudável.
Por Sandra de Almeida, médica veterinária e psicóloga
Parceira Vaticano em Curitiba