Unidade de Referência

Emergência 24h

(41) 3019-3006

Emergência 24h: (41) 3019-3006

O que significa reencarnação na visão espírita?

A reencarnação segundo a etimologia da palavra significa o inverso repetido no invólucro físico ou carnal. Porém, pode-se dizer que a reencarnação é o retorno da alma ou do espírito a vida corpórea em um novo corpo físico. Portanto, em cada existência é possível viver novas experiências e de progredir com objetivo de alcançar a plenitude.

 

De acordo com a médium Isabel Salomão de Campos o espírito é individual, cada um vive segundo suas obras, por esta razão, uma pessoa é diferente da outra. E a reencarnação pela misericórdia de Deus permite que a pessoa tenha uma nova chance e um novo recomeço para que o espírito alcance a perfeição.

 

E como um espírito com um corpo físico tão limitado pode progredir? A médium comenta que é justamente neste caso, que o espírito vai dar atenção ao processo espiritual. Quando a pessoa está bem e bem posicionada na vida, ele dá atenção a vida física, lhe é tirado a liberdade física, para que o espírito caminhe, progrida. “Tirando os direitos, tirando a liberdade física, o espírito tem tempo de pensar na sua eternidade e se interessa pela sua perfeição”, comenta Isabel.  Porém, o mundo, prejudica muito a evolução do espírito, desafiando o ser humano com os afazeres carnais, com os enfeites da vida e passageiros e por estes motivos, muitas vezes, a distração atrapalha a ascensão espiritual.

 

 O conceito de reencarnação recoloca num patamar de equilíbrio todas as injustiças observadas no mundo. Foto/divulgação

 

Sobretudo, nem todos os espíritos sofrem durante seu legado, cada caso é particular. Lembrando que não é Deus que impõe o sofrimento, porém, o espírito que compreende a necessidade da sua evolução, ele pede às leis de Deus a oportunidade do recomeço para fazer sua caminhada com mais amadurecimento, obedecendo as leis do amor. Por este motivo, o espírito não sofre. Um exemplo, é ver uma pessoa toda mutilada, mas alegre e sorrindo, isto ocorre, porque ela sabe que está progredindo “trabalhando” em seu próprio benefício. Mas quando o espírito não tem essa compreensão, a misericórdia de Deus proporciona a ele, aquele momento de sofrimento, de uma vida perturbada, ou um corpo físico limitado, para que ele não erre mais, não abuse, é como se fosse uma compensação para que o espírito evolua. Embora fique triste e revoltado porque foi imposta a lei, ele precisa viver as consequências e entender que precisa progredir.

 

Então, é certo pedir a Deus que os filhos nasçam perfeitos? A médium Isabel fala que só Deus pode dar a perfeição, inteligência e saúde, e não está errado fazer esse pedido. Porém, a prece só é ouvida quando ela está baseada na vida correta, na base da convicção, do amor, e do respeito a vida, a pessoa tem que merecer. A pessoa pode até pedir, portanto, nem sempre a prece é ouvida.

 

Na visão espírita, é preciso agir com dignidade, vivenciar a mensagem de Deus, cumprir as leis de Deus ensinadas de uma forma clara e lógica. Embora com simplicidade, como Jesus Cristo viveu, para que as preces cheguem até Deus e sejam ouvidas pela misericórdia Dele.

Para os espíritas Deus não pune ninguém, porém, é o espírito que vai caminhando, evoluindo, por meio das reencarnações, para compreender que precisa prestar contas da sua vida de acordo com as leis da vida divina.

 

 

Algumas curiosidades:

 

Existe algum tempo exato para reencarnar?

Não há uma regra. O processo de reencarnação pode iniciar em segundos, após a desencarnação, como milênios depois de desencarnar.

 

Quantas vezes o espírito pode reencarnar?

Quantas vezes forem necessárias para a evolução do espírito. Em algumas encarnações o espírito progride mais, em outras nem tanto.

 

Quanto tempo demora para o espírito desencarnar?

O tempo de espera para um enterro, tem que ser de no mínimo 24 horas. Aos que escolhem cremar o ente querido, é preciso aguardar no mínimo 72 horas, de acordo com Chico Xavier.

 

Redação Vaticano

 

Fonte: Internet

 

Leia também