A transformação das cinzas em árvores celebra a memória de forma sustentável, adicionando beleza e vida ao ambiente do cemitério. Pensando nisso, a Vaticano criou a Floresta das Lembranças, um espaço especial de homenagens que oferece uma alternativa sustentável e respeitosa para homenagear aqueles que partiram.
É importante lembrar que, de acordo com um estudo comparativo sobre o impacto ambiental entre cremação e sepultamento, divulgado no 30º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, a cremação gera um menor impacto ambiental em relação ao sepultamento. Resultados obtidos no levantamento revelam que isso fica ainda mais evidente quando se leva em conta alterações da qualidade do solo e das águas subterrâneas.
O que é a Floresta das Lembranças?
A Floresta das Lembranças é um espaço com árvores plantadas com cinzas de cremação de entes queridos. O objetivo é homenagear a memória daqueles que partiram, simbolizando a continuidade da vida e a conexão com a natureza.
O bosque foi idealizado pelo renomado arquiteto Rodrigo Baranczuk e fica localizado dentro do Cemitério Vaticano, em Almirante Tamandaré. O projeto foi desenvolvido com o intuito de criar um ambiente sustentável e significativo para homenagear a memória dos entes queridos.
Cada árvore tem uma placa de homenagem com um QR code único, que abre uma página personalizada com a biografia daquela pessoa cujas cinzas foram plantadas ali. Além disso, o espaço conta com uma praça projetada com aplicação de neuroarquitetura, estimulando todos os sentidos dos visitantes. Pergolados, som ambiente, bancos e áreas de descanso também fazem parte da Floresta das Lembranças.
Um ambiente acolhedor e tranquilo
O espaço busca oferecer conforto para as pessoas que perderam seus entes queridos. O Bosque das Lembranças foi pensado e desenvolvido como um ambiente onde cada árvore representa uma história especial, transcendendo a morte e preservando a essência da vida.
Mylena Copper, diretora do Cemitério Vaticano, destaca que a Floresta das Lembranças une arquitetura e natureza para oferecer um ambiente de paz e reflexão. “A transformação das cinzas em árvores celebra a memória de forma sustentável, adicionando beleza e vida ao ambiente do cemitério. A Floresta das Lembranças proporciona um ambiente único, onde cada árvore representa uma história especial, transcendendo a morte e preservando a essência da vida”, afirma.
Quanto custa?
O valor de um memorial na Floresta das Lembranças custa em média R$4 mil, incluindo a muda de árvore, placa de homenagem, cerimônia de plantio e a página online personalizada com a biografia. A manutenção anual, que engloba a hospedagem do site e QR code, jardinagem constante, adubo e cerimônias coletivas em datas especiais, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia de Finados e Dia da Saudade, tem o custo de R$ 300,00.