Unidade de Referência

Emergência 24h

(41) 3019-3006

Emergência 24h: (41) 3019-3006

Existe vida após a morte? Saiba algumas religiões que acreditam na existência de uma outra vida após a morte.

Por ser algo misterioso e inevitável, a morte pode ser um motivo de angústia para o homem. Mas o que vem depois dela? O que acontece quando morremos? Pois o “mundo dos mortos” é um mundo desconhecido que não somos capazes de entender. Portanto, existem várias crenças e filosofias fundamentadas em estudos, pesquisas e até mesmo na bíblia que provam que existe vida após a morte. Porém, o budismo japonês não acredita na vida após a morte. A Monja Coen fala sobre esse assunto. Leia abaixo:

Divulgação

BUDISMO

Para a budista brasileira Monja Coen ela comenta que a experiência única da morte cabe a cada ser humano onde todos irão passar em algum momento, e cada um no seu tempo e na sua hora. O Buda dizia “a vida é um período em si mesma e a morte é um período em si mesma com começo meio e fim”. Porém, dentro do budismo japonês não tem essa ideia de que o ser humano renasce, que o ser humano individual volte por meio de uma reencarnação. Para o budismo a energia vital que é criada por meio da existência do ser individual não se repete, pois é movimento e transformação incessante, como ondas no mar. A matéria prima da vida é a mesma, quer seja para ser humano, para folhas, animais, a chamada “natureza butter”. E não existe um ser que julga quem vai viver mais ou menos. Para os budistas a vida é breve e temporária.

EVANGÉLICOS

Todas as crenças são baseadas na bíblia. Quando um evangélico (um justo) morre, o corpo se separa do espírito, e o espírito vai para o mundo espiritual, que está dividido entre o paraíso e a prisão espiritual. Os que viveram uma vida digna, vão para o paraíso onde é um lugar de repouso. Baseado no que está escrito no Novo Testamento no livro de Lucas onde Jesus responde ao ladrão que está prestes a morrer, que o questiona: Hoje mesmo estará comigo no Paraíso.  Ou seja, Jesus afirma que após a morte existe um paraíso. Mas aos que não tiveram uma vida justa vão para essa prisão espiritual (geralmente chamada de inferno). O mundo espiritual é um período de espera, até chegar o dia da ressurreição, conforme está escrito na bíblia onde o corpo ressuscitado não mais poderá morrer e será perfeito — livre de dores, doenças e imperfeições.  Na Bíblia a palavra Paraíso quer dizer estado de felicidade e descanso para o servo de Deus após a morte. Portanto, existem vários versículos escritos na bíblia que afirma a existência do paraíso para os justos.

CATÓLICOS

Podemos afirmar que é a crença dos católicos é um pouco parecida com a dos evangélicos, embora as duas religiões são consideradas cristãs, existem algumas diferenças sobre a vida após a morte. Para os católicos, a morte é um assunto definido: a pessoa pode ir para o céu ou para o inferno, assim como para os evangélicos, o que diferencia é a outra possibilidade, que é passar algum tempo no purgatório. O destino é definido pelo que cada pessoa fez durante a vida. Assim como os evangélicos, não acreditam em reencarnação, e que após o juízo final, Deus escolherá aqueles que viveram os ensinamentos de Jesus para serem ressuscitados e viverem a vida eterna no céu. Os demais irão para o inferno. Porém,tem os que irão passar algum tempo no purgatório para remissão dos seus pecados e, então, irem para o céu.

ESPIRITISMO

Para eles as pessoas não morrem, desencarnam. É o desligamento do organismo físico, do corpo espiritual e mesmo após a morte o espírito permanece vivo em um novo plano astral ou, então, reencarnado em um novo corpo.  Eles acreditam que as reencarnações são uma nova oportunidade de melhorar e evoluir seu espírito. Os que praticaram o amor, caridade e o bem evoluem de uma maneira mais tranquila e mais rápida e por este motivo passam por menos reencarnações, a não ser que seja escolha deles passarem por mais. Os espíritas também acreditam em Deus, mas não em um Deus que julga as atitudes das pessoas e que criou os espíritos sem discernir o que é bom ou mal, porque durante a vida é que os espíritos aprendem justamente para evoluírem.

JUDAÍSMO

Existem várias vertentes de crenças. De modo geral, judeus acreditam que a alma permanece viva após a morte física. Alguns acreditam na reencarnação, ou seja, quando a alma volta para viver em um novo corpo; e outros acreditam na ressurreição, que é o retorno da alma ao mesmo corpo.

Imagem/ divulgação

Embora existam vários relatos sobre a vida após a morte, de pessoas que “morreram” por alguns segundos, minutos ou horas e voltaram à vida, de teorias e crenças sobre esse assunto, não existem comprovações sobre outra vida depois daqui. A morte, a vida após a morte ainda continuam sendo mistérios que nem a ciência consegue desvendar.

Texto: Alethea Corrêa

Fonte: Internet

Leia também