Unidade de Referência

Emergência 24h

(41) 3019-3006

Emergência 24h: (41) 3019-3006

E quando o animalzinho de estimação morre? O que fazer?

De acordo os números levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e atualizados pelo Instituto Pet Brasil em 2018 foram contabilizados cerca de 139,3 milhões de animais de estimação no Brasil. Em 2013 a população pet era de 132,4 milhões, últimos dados disponíveis a consulta feita pelo IBGE. Ou seja, são quase 140 milhões de animais de estimação em nosso país, compondo a segunda maior população de cães, gatos e aves, e a quarta em população de animais de estimação do mundo. E por conta disto, foi se o tempo que os cães e gatos ficavam presos em coleiras, que comiam restos de comidas, hoje, eles são mais do que simples animais. São muitas vezes tratados como parte da família. Eles dormem em quartos, usam roupas, acessórios e saem de casa para os passeios com seus “familiares”. Não é à toa que entre serviços e produtos foram movimentados mais de 35 bilhões de reais no mercado pet, em 2019.

 

Mas o que fazer quando eles morrem?

 

Embora não seja reconhecido, mas pode-se comprovar que as pessoas quando perdem um animal de estimação elas também passam pelo processo do luto. E na hora da dor sem saber o que fazer, muitas delas acabam deixando seu bichinho nas mãos de clínicas veterinárias e não sabem se foi descartado, incinerado ou jogado no lixo. Essa atitude pode causar arrependimentos depois, por conta de a família não se despedir corretamente daquele que foi seu companheiro por muito tempo, não vivenciam um luto de forma saudável.


Despedida digna


A despedida auxilia no processo do luto, pois a dor é semelhante da dor da perda de um familiar ou amigo próximo. Fazer uma homenagem digna para o pet é uma forma de saber lidar com a morte dele. Portanto, hoje é possível encontrar várias possibilidades de fazer uma última homenagem ao pet. Existem vários planos que possibilitam uma cerimônia especial junto com a cremação do animal.

 

Crematório Pet Vaticano oferece planos de cremação que envolvem todo o cuidado que o pet merece, como o banho, preparação do corpo, cerimônia de homenagem e despedidas. Os planos podem ser adquiridos com antecedência, tanto a cremação EXCLUSIVA quanto a COLETIVA.

 

No primeiro, a cerimônia e a cremação são individuais e a família leva para casa as cinzas em uma urna ou pode deixar na Sala de Memórias do Crematório Pet Vaticano. Já no plano coletivo, a cremação é feita em conjunto com outros animais e as cinzas são espargidas no Jardim dos Cemitérios Vaticano, localizados em São José, na Grande Florianópolis, Santa Catarina e, em Almirante Tamandaré, no Paraná. Ambos os planos são para animais de até 80kg e incluem a remoção do corpo do local do óbito, até o local da cremação – até 150km.

O serviço de cremação pet é realizado em um forno crematório próprio para animais assim como a homenagem, que tem local específico para isso. Fale com sua família e com o médico veterinário e escolha o melhor destino final para quem sempre esteve ao seu lado.

Leia também