Unidade de Referência

Emergência 24h

(41) 3019-3006

Emergência 24h: (41) 3019-3006

dia de Finados

Dia de Finados na Vaticano: homenagens e lembranças especiais

O Dia de Finados é um momento de lembranças e homenagens para aqueles que já partiram. Pensando nisso, a Vaticano preparou um dia especial para relembrar momentos e celebrar os entes queridos.

A programação será realizada nos cemitérios da Vaticano de Almirante Tamandaré, Itajaí, São José e nas capelas Vaticano de Curitiba e Bal. Camboriú. Além disso, vamos inaugurar a Floresta das Lembranças, uma iniciativa sustentável que transforma as cinzas de cremação em árvores.

Programação Vaticano para o Dia de Finados 2023

O tema da programação deste ano é Trem da Vida: partida e chegada!. O vídeo trata sobre o momento da passagem e foi exibido durante a primeira cerimônia da capela Vaticano em Curitiba, em abril de 2007. Um vídeo emocionante, acolhedor e repleto de significados sobre a vida.

É com essa temática que a Vaticano preparou um dia de homenagens e respeito para aqueles que partiram. Confira a programação completa:

  • Cemitério Vaticano de Almirante Tamandaré/PR

Iniciamos o dia às 9h com a presença dos cães terapeutas do luto. Às 10h, uma cerimônia ecumênica presta homenagem aos entes queridos. Às 11h, haverá uma revoada de pombos. Música instrumental de um saxofonista, food trucks, pipoca e algodão doce também fazem parte da programação. Além disso, serão vendidas velas e vasos de flores.

  • Capela Vaticano de Curitiba/PR

A programação começa às 9h com um café e a visita dos cães terapeutas do luto para oferecer conforto. Às 10h, o padre do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conduzirá uma missa especial. Às 11h, balões serão soltos para homenagear entes queridos. Um saxofonista vai tocar músicas instrumentais durante toda a programação.

  • Cemitério Vaticano Itajaí/SC

Às 9h, os cães terapeutas do luto oferecem conforto e companhia aos presentes. No mesmo horário ocorre uma missa para homenagear a memória dos entes queridos.  Também teremos música instrumental do saxofonista, trazendo conforto e serenidade.

  • Cemitério/Crematório São José/SC

A partir das 9h, será realizado um café da manhã e a visita dos cães terapeutas do luto para oferecer conforto a todos. Às 10h, ocorre a cerimônia de homenagem ecumênica, um momento de reflexão e respeito. Às 11h, teremos a revoada de pombos em memória daqueles que partiram. Teremos música instrumental ao vivo, apresentada por um saxofonista.

  • Crematório/ Capela Balneário Camboriú/SC

Às 9h, teremos a presença reconfortante dos cães terapeutas do luto. Às 10h, será realizada uma cerimônia de homenagem ecumênica. Às 11h, ocorre a revoada de pombos, lembrando e celebrando a vida daqueles que partiram. Um saxofonista vai tocar músicas instrumentais durante toda a programação.

Floresta das Lembranças: uma homenagem sustentável e única aos entes queridos

Durante o Dia de Finados, a Vaticano também inaugura a Floresta das Lembranças. No espaço, serão plantadas árvores com as cinzas de entes queridos, simbolizando a continuidade da vida e a conexão com a natureza. A transformação das cinzas em árvores celebra a memória de forma sustentável, adicionando beleza e vida ao ambiente do cemitério.

O bosque foi idealizado pelo renomado arquiteto Rodrigo Baranczuk e fica localizado dentro do Cemitério Vaticano, em Almirante Tamandaré. O espaço conta com uma praça projetada com aplicação de neuroarquitetura para estimular todos os sentidos dos visitantes, bem como pergolados, som ambiente, bancos e áreas de descanso. Além disso, as árvores terão uma placa de homenagem com um QR code, que abre uma página personalizada de biografia e homenagem sobre a vida da pessoa que partiu.

O Bosque das Lembranças foi pensado e desenvolvido como um espaço onde cada árvore representa uma história especial, transcendendo a morte e preservando a essência da vida. “A Floresta das Lembranças proporcionará um ambiente único, onde cada árvore representará uma história especial, transcendendo a morte e preservando a essência da vida” , afirma Mylena Cooper, diretora do Cemitério Vaticano.

Leia também