Unidade de Referência

Emergência 24h

(41) 3019-3006

Emergência 24h: (41) 3019-3006

biodiamantes

Biodiamantes: como cinzas de cremação e cabelos podem ser transformados em joias

Você sabia que é possível produzir biodiamantes usando fios de cabelos, pelos de animais ou cinzas de entes queridos?

A técnica vem ganhando cada vez mais adeptos: seja para ter um homenagear alguém que deixou saudades, criar uma joia exclusiva com fios de cabelo de um casal ou ter uma lembrança do animal de estimação.

O que são biodiamantes?

É importante destacar que a peça é considerada um diamante. Apesar de passar por um processo artificial, a gema é verdadeira – só que formada em laboratório com material orgânico.

O uso de tecnologia avançada é capaz de replicar condições geológicas que formam diamantes naturais. Essa pedra é quimicamente, fisicamente e opticamente idêntica aos diamantes extraídos da natureza.

Como é feita a produção?

O primeiro passo é saber qual material será utilizado e a quantidade necessária para produzir o biodiamante. Das cinzas de cremação é preciso 200 gramas, enquanto de mechas de cabelo ou pelos de animais 10 gramas são suficientes.

Mas como isso é possível?

No caso das cinzas, a resposta está no fato de quase 20% do corpo humano ser formado por carbono, elemento presente no diamante encontrado na natureza. Em relação ao cabelo, a queratina dos fios é onde há maior concentração de carbono no corpo.

Esses elementos são submetidos a um ambiente de alta pressão e temperatura de até 1.500°C. Esse método de produção é chamado de HPHT (High Pressure, High Temperature) e imita o desenvolvimento natural dos diamantes. A diferença é que a pedra encontrada na natureza leva milhões anos para se formar, já no laboratório esse procedimento demora no máximo três meses.

A peça possui a mesma aparência e propriedade física do diamante natural, ainda que seja sintética. Pode ser lapidada no formato redondo/brilhante e os tamanhos podem chegar até dois quilates. É possível escolher entre as cores azul, branca e amarelo como tonalidades.

O controle de qualidade do diamante envolve a avaliação do peso, do corte, da autenticidade e da cor. Tudo isso está presente na certificação de que a peça foi 100% produzida dos cabelos ou das cinzas de cremação.

O passo a passo da criação de um biodiamante:

  1. O material é coletado, identificado e codificado.
  2. Essa identificação acompanha todo o processo, desde a recepção das cinzas ou dos cabelos até a entrega do diamante.
  3. É feita a análise e o certificado de auditoria de composição química no laboratório.
  4. Após o laudo, é iniciado o processo físico e químico para extrair o carbono da amostra.
  5. O carbono se transforma em grafite e posteriormente em diamante.

 

Leia também: Eternize o primeiro corte de cabelo do seu filho em um diamante

The Diamond: biodiamantes personalizados e certificados por especialistas

Todo o processo e os cuidados para manter a qualidade da peça são implementados na produção feita pela The Diamond. Os biodiamantes possuem certificação de qualidade e autenticidade, sendo caracterizados oficialmente como diamantes.

Após a peça ficar pronta, você pode guardá-la ou conversar com um joalheiro para elaborar um pingente, anel, pulseira ou joia.

Entre em contato com um especialista e saiba mais sobre a The Diamond.

Leia também

Os tipos de morte

Apesar de ser um destino comum a todos nós, a morte ainda é um grande tabu para a maioria dos brasileiros. Culturalmente, evitamos a temática

Ler Mais »