Agora a Vaticano disponibiliza aos colaboradores da Adm, unidade de Curitiba, uma “Sala de Descanso” chamada tecnicamente de “Sala de Descompressão”.
E como funciona? É um espaço totalmente isolado, longe de barulhos, com decorações coloridas e bem descontraída onde deixa o lugar super confortável fugindo totalmente de um local de trabalho e tem como objetivo oferecer aos colaboradores uma atmosfera de paz e tranquilidade, descanso mental e espiritual. Lembrando que estes ambientes ajudam a aliviar o estresse, renova as energias e também contribui para o bem-estar das pessoas durante a pausa do trabalho.
Imagem Alethea Corrêa
Cochilo durante o dia também é um benefício oferecido aos colaboradores da empresa/
A “Sala de Descanso” da Vaticano começou a ser montada no início de novembro, e a ser frequentada já na outra semana. Além dos móveis em cores fortes, da TV, também serão oferecidas atividades interessantes e divertidas bem como jogos e leituras. A iniciativa surgiu da diretora da Vaticano Mylena Cooper “A ideia era montar um espaço para que as pessoas se desligassem das suas atividades de rotina durante o intervalo do seu trabalho. Cuidar também de quem cuida da gente, das famílias enlutadas. E cada colaborador tem uma preferência, uns gostam de fazer pausa para um cochilo, outros de relaxar, tem os que gostam de interagir, enfim. E, em nossa sala oferecemos todas estas atividades. Mas o principal de tudo, é o conforto. Para que depois voltem para suas tarefas mais relaxados e mais produtivos”, comenta.
Vale ressaltar que esse projeto também está sendo estudado para ser implantado em outras unidades da Vaticano.
Início das salas de “Descompressão”
Essa ideia iniciou na década de 1990 em que as empresas começaram a investir em espaços mais atraentes e divertidos oferecendo aos seus colaboradores mais comodidade e momentos de relaxamento. Atualmente, as salas de descompressão estão presentes em empresas de vários segmentos e portes bem como em bancos: Votorantim e Nubank, Google, Uber, iFood, Grupo Boticário, entre outras bem conhecidas. Em agências de publicidades estas salas são essenciais, uma vez que está comprovado que a criatividade pode ser estimulada em momentos de diversão e descontração.
Texto Alethea Corrêa