Estudos comprovam que os cães ajudam na depressão, aliviam angústia e só trazem alegrias para o ser humano. Bom, isso muita gente já sabe. Agora existem muitas curiosidades sobre eles que muita gente nem imagina. Por isso, separamos algumas delas para compartilhar com vocês.
1- A visão dos cachorros- Eles enxergam em cores e não em preto e branco como alguns dizem por aí. Embora eles não apreciem uma gama de cores tão amplas como a nossa, eles percebem, sim, os movimentos muito melhores do que a gente. Além disso, são capazes de focar a atenção em um ponto específico a metros de distância. Enxergam melhor do que o ser humano, sabem distinguir a cor amarela do azul.
Imagem/ internet
2- Impressões digitais – Você sabia que o focinho de um cachorro é único? Na verdade, é que não existem dois focinhos iguais no mundo. Assim como acontece nas impressões digitais humanas, o cachorro também tem sua própria marca.
Almofadinhas. Imagem/ internet
3- Outra curiosidade é que o focinho pode mudar de cor, seja por causa de uma queimadura, ou por causa da mudança da estação.
4- O cachorro que não late- Os basenjis são os únicos cachorros do mundo que não latem. Eles imitem uma risada para se comunicar verbalmente.
Basenji/ imagem internet
5- Um único idioma – Um chow chow tem uma língua de cor escura que varia entre o preto, azul e o roxo. Mas por quê? Geneticamente essa raça canina possui um maior número de células pigmentares na língua e nas mucosas e essas células contém os pigmentos responsáveis por fornecer as cores.
Chow Chow. Imagem/ internet
6- O primeiro astronauta foi uma cachorra – O primeiro ser vivo a viajar para o espaço foi um cachorro e seu nome era Laika. Essa cachorrinha soviética foi encontrada na rua e tornou-se a primeira astronauta a viajar ao espaço na nave espacial chamada Sputnik 2, no dia 3 de novembro de 1957.
7- Cuidado com o cão – Os primeiros cartazes escritos “Cuidados com os cães” apareceram pela primeira vez na Roma Antiga e foram os cidadãos que colocaram esses avisos próximo a porta da entrada de casa como se fosse um tapete.
8- Suor canino – Ao contrário dos humanos o cachorro transpira pelas “almofadinhas” se não fosse isso seria impossível para eles regular a temperatura já que por ter pelos eles estariam expostos ao frio que é muito maior no inverno. Também expelem o calor ofegando pela boca, eliminando o ar quente e adquirindo o ar frio.
9- O cachorro mais rápido – O galgo inglês é considerado o cachorro mais rápido do mundo. Daí vem as corridas de cachorros. Ele pode chegar até 72km por hora.
Galgo Inglês. Imagem internet
10- Eles não sentem o gosto salgado – O paladar é o sentido menos desenvolvido do cachorro é porque eles têm menos papilas gustativas do que os seres humanos. Eles sentem os gostos doce, azedo e amargo, mas nunca sentem o salgado.
Texto Alethea Corrêa